quarta-feira, 20 de novembro de 2013

A ORIGEM DA LEICA

As origens da Leica remontam ao ano de 1911 quando o engenheiro Oskar Barnack (1879 – 1936) começou a trabalhar na fábrica de óptica Ernst Leitz Optische Werke, na cidade alemã de Weztlar.

Barnack era apaixonado por Fotografia e pela mais recente invenção da época, o cinema. Enquanto fotografava e filmava, documentando as suas caminhadas pelos Alpes, Oskar acusava o esforço de carregar as pesadas camaras de chapas de vidro, montadas em tripés.
Depois de muitas pesquisas, em 1913, desenvolveu um protótipo de uma caixa de metal e uma lente semelhante às que eram utilizadas nos microscópios da época, que tinha velocidade única de obturador (1/40 s). Além disso, colocou um mecanismo para utilizar filmes 24 x 36 mm, o dobro do utilizado na época, pois acreditava que este formato permitiria ampliações de qualidade.
Obviamente, a aposta era na qualidade, uma abordagem ao mercado totalmente oposta à da Kodak.
Em 1914, a «Ur-Leica» já fazia fotos com sucesso. O nome surgiu de uma combinação das palavras Leitz Camera (Lei tz Ca mera). Com o início da I Guerra Mundial o projecto teve que ser interrompido e só foi retomado em 1920, quando Oskar Barnack, após ter fotografado uma inundação em Wetzlar, conseguiu implantá-lo, iniciando assim a pesquisa de um modelo de lente que fosse compatível com o tamanho da película utilizada na Ur-Leica, além de permitir uma qualidade de imagem para ampliações até 10 vezes.
Foi então que outro engenheiro da Leitz, Max Berek, criou uma lente com distância focal de 50 mm e abertura f/3.5. Só em 1924 a primeira Leica começou a ser produzida em série, após Oskar Barnack convencer o seu patrão.
Oskar Barnack faleceu em 1936, a tempo de ver seu projecto de camara consagrado como sucesso do mercado fotográfico. Um dos modelos da marca alemã que mais fizeram sucesso foi a LEICA M, lançada em 1954. Em 1961, a empresa já tinha vendido 1 milhão de máquinas.


O prémio em homenagem a este pioneiro da fotografia foi concedido pela primeira vez em 1979, por ocasião do 100 º aniversário do seu nascimento.


Sem comentários:

Enviar um comentário